domingo, 6 de setembro de 2009
Ano lectivo novo... vida nova!!!
Estava em descansadinha da minha vida, depois de uns maravilhosos dias em Paris e na calma do campo (Trás-os-montes e Douro!), a pensar que ainda não era desta que seria colocada para dar aulas logo no início do ano, quando tive uma grande surpresa... Estava a contar ser colocada em Outubro ou Novembro, mas não... fiquei colocada em Setembro!!! Mas que grande alegria!! :)
Passada a euforia dos primeiros 15 segundo... vejo que fico colocada no local mais improvável, possível ou imaginário.. onde eu nem sabia que existia uma escola... Pois bem, vim parar ao alentejo profundo, profundíssimoooo... Barrancos!!!
E cá estou eu, na vila mais conhecida de Portugal por causa dos touros de morte... Onde sou avisada por colegas na escola que "as mulheres aqui não frequentam os cafés..." (do género nem pensem em ir a um café...), onde faz um calor de morrer, não se vê vivalma nas ruas... onde a povoação mais próxima fica a 9km.. em Espanha, pois claro!!! E a povoação portuguesa mais próxima fica a 26km numa estrada que faz parecer que são 100km... E melhor, só existem dois mini-mercados (quando falo "mini", é mesmo mini) onde tudo é mais caro, ou seja, para fazer compras tem de ser ir a Reguengos de Monsaraz (70km) ou Moura (50km)...
Mas calma!!! Isto tem dois bancos, multibanco, correios, junta de freguesia, câmara municipal!! Centro de saúde, farmácia, bombeiros, campo de futebol com relvado sintético novinho em folha (onde já me disseram que posso dar aulas quando quiser), piscinas (descobertas, que dão um jeito enorme nos dias de muito calor), uma pastelaria, e os tais cafés não frequentados por mulheres... De resto ainda não vi muito mais!!
E é aqui que vou passar o próximo ano lectivo... Ao menos tenho turmas que variam entre o 14 e os 16 alunos... suponho que deve ser uma paz dar aulas a tão poucos alunos!!
Vou ter todos os cargos e mais alguns que um professor pode ter numa escola... Ou seja, quando terminar este ano, ao menoa vou estar calejada para tudo o que possa acontecer no futuro!! eheh :)
Tenho pena de deixar os meus meninos do andebol e a minha fantástica equipa.. Mas prometo que vou tentar ir ao Porto o máximo de vezes possível!! :)
Mas como dizem os meus amigos, há que pensar positivo!!! Posso ir abastecer o carro a Espanha bem mais barato, o gás também se compra lá a metade do preço... Ah!! Posso ir correr até Espanha, que fica a 5min a pé de minha casa, e se quiser ir ao café, passo a fazer viagens internacionais todos os dias!!!
E pronto... Assim começa uma nova aventura!!!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Fim de um ciclo
Torneio Costa D´oiro- Lagos 2009
Iniciados Masc. S.C.Salgueiros - 2º Lugar e prémio de melhor jogador para o Rafa (em Juv.Masc.)
Terminou neste torneio um ciclo de trabalho... 3 anos juntos, muitas coisas aconteceram, vitórias, derrotas, empates... Mas o mais importante é a evolução que tiveram, as amizades que vos unem! O gosto por esta modalidade fantástica e a vontade de a continuarem a praticar! :)
Faltam alguns jogadores na foto, uns porque não puderam ir ao torneio (Jorge, João e Pedro) ,e o Edu (que teve de abandonar o torneio mais cedo).
Mas este troféu é de todos e só queria dizer que foi um prazer trabalhar com todos vocês durante estes 3 anos!
Beijo grande para todos e até sempre! ;)
domingo, 26 de julho de 2009
Vacations
quarta-feira, 24 de junho de 2009
terça-feira, 23 de junho de 2009
São João
quinta-feira, 18 de junho de 2009
quinta-feira, 11 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Texto de Pedro Abrunhosa sobre os professores
A contínua hostilização aos professores feita por este, e outros governos, vai acabar por levar cada vez mais pais a recorrer ao privado, mais caro e nem sempre tão bem equipado, mas com uma estabilidade garantida ao nível da conflitualidade laboral.
O problema é que esta tendência neo-liberal escamoteada da privatização do bem público, leva a uma abdicação por parte do estado do seu papel moderador entre, precisamente, essa conflitualidade laboral latente, transversal à actividade humana, a desmotivação de uma classe fundamental na construção de princípios e valores, e a formação pura e dura, desafectada de interesses particulares, de gerações articuladas no equilíbrio entre o saber e o ter.
O trabalho dos professores, desde há muito, vem sendo desacreditado pelas sucessivas tutelas, numa incompreensível espiral de má gestão que levará um dia a que os docentes sejam apenas administradores de horários e reprodutores de programas impostos cegamente.
(…)
O que eu gostaria de dizer é que o meu avô, pai do meu pai, era um modesto, mas, segundo rezam as estórias que cruzam gerações, muito bom professor e, sobretudo, um ser humano dotado de rara paciência e bonomia. Leccionava na província, nos anos 30 e 40, tarefa que não deveria ser fácil à altura: Salazar nunca considerou a educação uma prioridade e, muito menos, uma mais-valia, fora dos eixo Estoril-Lisboa, pelo que, para pessoas como o meu avô, dar aulas deveria ser algo entre o místico e o militante.
Pois nessa altura, em que os poucos alunos caminhavam uma, duas horas, descalços, chovesse ou nevasse, para assistir às aulas na vila mais próxima, em que o material escolar era uma lousa e uma pedaço de giz eternamente gasto, o meu avô retirava-se com toda a turma para o monte onde, entre o tojo e rosmaninho, lhes ensinava a posição dos astros, o movimento da terra, a forma variada das folhas, flores e árvores, a sagacidade da raposa ou a rapidez do lagarto. Tudo isto entrecortado por Camões, Eça e Aquilino.
Hoje, chamaríamos a isto ‘aula de campo’. E se as houvesse ainda, não sei a que alínea na avaliação docente corresponderia esta inusitada actividade. O meu avô nunca foi avaliado como deveria. Senão deveria pertencer ao escalão 18 da função pública, o máximo, claro, como aquele senhor Armando Vara que se reformou da CGD e não consta que tivesse tido anos de ‘trabalho de campo’. E o problema é que esta falta de seriedade do estado-novo no reconhecimento daqueles que sustentaram Portugal, é uma história que se repete interminavelmente até que alguém ponha cobro nas urnas a tais abusos de autoridade.
Perante José Sócrates somos todos um número: as polícias as multas que passam, os magistrados os processos que aviam, os professores as notas que dão e os alunos que passam. Os critérios de qualidade foram ultrapassados pelas estatísticas que interessa exibir em missas onde o primeiro-ministro debita e o poviléu absorve.
(…)
Pedro Abrunhosa
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Taça de Portugal, 1/4 de final
FORÇA SALGUEIRAL!!!! :DDD
Na imprensa desportiva foi assim que falaram de nós:
http://www.scn.pt/andebol/noticia.php?menu=9&id=mGu_3qHyGPE
http://banhadasandebol.blogspot.com/2009/05/cronica-de-fim-de-semana-47.html
http://andebolemportugal.blogspot.com/2009/05/po-23-taca-de-portugal-de-seniores-fem.html
domingo, 17 de maio de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Pensamentos
Eu gostava de acreditar que sim... :DD
quinta-feira, 19 de março de 2009
Life
quarta-feira, 11 de março de 2009
PARA QUE NINGUÉM SE ESQUEÇA DESTE QUARTETO QUANDO VOTAR!
Então aqui vai:
"Às vezes preferia viver na ingenuidade do que saber que os nossos "dirigentes" se referem assim a uma profissão e a um grupo que em tempos foi respeitado.
Talvez ainda seja a herança de Salazar, passámos de 8 a 80.
Gostava um dia que os meus alunos sentyissem a admiração pelo meu trablho como eu senti e sinto pelos meus PROFESSORES.
Gostava de pensar que estas declarações são pura invenção...mas será?
Não votar nestas pessoas. Não por estas declarações, mas porque estas pessoas estão a prejudicar a minha PROFISSÃO, a minha vida.
Cabe a cada um por a mão na consciência, e pensar no que será melhor, esquecendo ideologias politicas, partidarismos...
Vamos unir-nos de uma vez por todas, e acabar com este desrespeito...cenam vamux tdx excrvr axim daki a unx anux, e lá terão de fazer novo acordo ortográfico!
Gabriela Duarte"
Então aqui ficam as quatro "personagens" de que fala o título...
Se olhassem para o espelho e vissem as asneiras que andam a fazer/dizer, provavelmente fugiam e escondiam-se em vez de proferirem tais ridicularidades...
E assim vai Portugal...
sexta-feira, 6 de março de 2009
Maré de azar...
Bahh.... À espera de melhores dias e mais sorte...
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Carnaval 2009
Este ano decidi ir passar o Carnaval a Ovar, uma vez que já tinham insistido comigo tantas vezes para ir e nunca tal tinha acontecido... Mas a partir de agora, sempre que puder vou voltar!
Gostei muito, muita diversão, encontrar amigos no meio da multidão... Há alegria, muita brinadeira e boa disposição! Não fosse o frio que passei (quem me manda ir com as pernas à mostra por causa da minha máscara??? lol) e teria sido quase "perfeito"... Mas o balanço foi bem positivo e para o ano vou tentar juntar um grupo maior e ir em mais noite...
Espero que estejam a ter umas boas mini-férias e que se tenham divertido bastante.
Para o ano há mais!! ;)
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Fase final, aqui vamos nós!!!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
GRAMMYS
Os Coldplay tiveram três prémios, como eu estava a torcer por eles!! ;)
Aqui fica o artigo publicado no site da BLITZ sobre este assunto, porque eles é que são os profissionais da "coisa"!
"Ingleses arrasam na noite dos Grammys"
Robert Plant ganhou cinco Grammys, Coldplay fizeram a Canção e o Álbum Rock do Ano e Adele é a grande Artista Revelação. Radiohead Melhores Alternativos.
A edição de 2009 dos Grammys foi dominada pelos artistas britânicos.
- Gravação do Ano
Robert Plant e Alison Krauss - Please Read The Letter
- Álbum do Ano
Robert Plant e Alison Krauss - Raising Sand
- Canção do Ano
Coldplay - Viva La Vida
- Revelação do Ano
Adele
- Melhor Performance Pop Feminina
Adele - Chasing Pavements
- Melhor Performance Pop Masculina
John Mayer - Say
- Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo
Coldplay - Viva La Vida
- Melhor Colaboração Pop
Robert Plant e Alison Krauss - Rich Woman
- Melhor Performance Pop Instrumental
Eagles - I Dreamed There Was No War
- Melhor Álbum Pop
Duffy - Rockferry
- Melhor Disco de Dança
Daft Punk - Harder Better Faster Stronger
- Melhor Álbum Electrónico/De Dança
Daft Punk - Alive 2007
- Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo
Kings of Leon - Sex On Fire
- Melhor Performance Hard Rock
Mars Volta - Wax Simulacra
- Melhor Performance de Metal
Metallica - My Apocalypse
- Melhor Canção Rock
Bruce Springsteen - Girls In Their Summer Clothes
- Melhor Álbum Rock
Coldplay - Viva La Vida or Death and All His Friends
- Melhor Álbum Alternativo
Radiohead - In Rainbows
- Melhor Performance R&B Feminina
Alicia Keys - Superwoman
- Melhor Performance R&B Masculina
Ne-Yo - Miss Independent
- Melhor Performance Rap
Lil Wayne - A Milli
- Melhor Colaboração Rap
Estelle feat Kanye West - American Boy
- Melhor Canção Rap
Lil Wayne - Lollypop
- Melhor Álbum Rap
Lil Wayne - Tha Carter III
E pronto, parabéns aos vencedores e aos vencidos também, porque continua a haver por aí muito boa música!!!
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Cinema
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Pensamento do dia... do mês... do ano!!
Joseps Herfesbeimer
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
SCS - Iniciados 2008-09
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Passagem do ano 2008/09
E não podia deixar de começar o ano a ouvir uma música da melhor banda do mundo... Na última parte do fogo de artifício que houve na grande invicta!!! Foi sem dúvida um começar de ano bom!! ;)
Aqui fica um video da parte do fogo de artifício que falei...
Beijinhos e FELIZ 2009